Mistério sob a Capela

 
Na luta pela recuperação da capela de 18 no ano passado, a cidade de Matias Barbosa teve sua Capela restaurada e entregue à comunidade com grande festa, da qual o Museu Salles Cunha participou.

Durante os procedimentos de reforma, dirigidos pelo antiquário Ronei Fabiano Alves, influente cidadão local, uma rede de tuneis foi descoberta sob a capela. A entrada se dá dentro da igreja, ao lado direito da subida para o altar, através de um alçapão camuflado no solo. Sabia-se da existência de um túnel, mas esse túnel se multiplica sob a igreja e tem várias saídas. A exploração está sendo feita em rítmo lento e com cuidado para não agredir a sua originalidade. Observam-se nichos em algumas paredes, para a colocação de lampião, permitindo a iluminação. A altura permite a passagem de pessoas em pé. Como o subsolo da capela está em uma colina, há túneis que descem com degráus e outros que sobem, a partir do túnel-base.

Enquanto Ronei e seus auxiliares desbravam a rede, o pensamento se volta para a utilidade dos túneis. Uma das saídas se dá junto à antiga casa-sede . Como a cidade era um Registro, por ali se recolhiam impostos e valores. Foi reduto de inconfidentes. Pode ter sido roteiro para escapadas amorosas, para contrabando, esconderijo. A história, por enquanto corre na imaginação de cada um. Talvez, Ronei dê a palavra final...