Cursos na ABORJ - Criação

 
A criação das associações odontológicas trouxe reuniões de diretoria e de associados, nas quais se discutiam problemas estruturais e também casos clínicos em comunicações apresentadas pelos luminares da época.
Organizaram-se Congressos, sendo justo destacar o Panamericano de 1913.
As Jornadas e Semanas apareceram na década de 30, no Rio de Janeiro. A primeira foi a Semana Clínica, comemorativa dos 50 anos da criação do Curso Odontológico no Brasil, realizada no Rio em 1935. Seguiu-se a Semana de Higiene Dentária de 15 a 21 de abril de 1936, na Assistência Dentária Infantil, que funcionava em prédio próprio na esquina da Rua Conselheiro Josino com Washington Luiz.
Pode-se dizer que a primeira realizada na ABORJ foi a Semana do Canais, ainda como Casa do Dentista Brasileiro, de 18 a 27 de abril de 1940. As Associações cresceram e começaram a criar seus Departamentos Científicos e suas Escolas de Aperfeiçoamento, em sedes próprias.
Em 1942, quando passou a ser ABO-RJ, foram organizados 11 cursos.
A ABO-RJ inaugurou a sua Escola de Aperfeiçoamento Profissional (EAP) em 1957, sob a inspiração do Dr. Evandro Rabello de Castro.
Surgiram os diversos cursos, aplicados nas diversas especialidades que já existiam informalmente e depois regulamentadas pelo Conselho Federal de Odontologia e suas respectivas regionais. Seguiam a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, promulgada em 1961, com currículo mínimo e carga horária estabelecida.
Foram classificados em Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão.
A formalização das Especialidades Odontológicas obrigou os dentistas à freqüência a esses cursos, para a obtenção do título de Especialista.
Na ABO-RJ, o Curso de Ortodontia como pós-graduação parece ser o pioneiro. No início de 1960, foi criado o Curso de Formação de Protéticos.
Normas e regulamentos dos concursos para especialidades foram determinados pelo CFO, através da Resolução N.º 126 e do Edital N.º 3 de 1980.
A Resolução do CFO N.º 181-92 atualizou essas normas.